domingo, 8 de novembro de 2009

A maturidade dos 30

Estou a 7 meses de completar 30 anos.

Sempre achei um exagero a criação de expectativas, rótulos, a implementação de mudanças radicais como se fossem verdadeiros rituais de passagem em torno do que há algum tempo poderia se dizer meia idade.

É claro que o frisson é vivido principalmente pelas mulheres. Afinal, nos tornaremos as mulheres de Balzac.

Atualmente, acredito que a expressao balzaquiana seja mencionada com maior precisão, com um signficado mais próximo do que o célebre autor descreveu no século XIX ao falar das mulheres de trinta. A mulher de trinta hoje, não é uma mulher velha. Nem a mulher de 60 precisa ser.

Pelo contrário, a vitalidade e sedução reportada a ela é facilmente constatada e meio que indiscutível. Vitalidade que têm se expandido aos "enta", a meu ver...

Hoje me sinto muito mais segura, muito mais determinada do que a cinco anos atrás. Sei o que quero, o que merece minha atenção e o que não vale a pena discutir. Cometo meus erros, mas reconheço-os muito mais facilmente e tenho a tranquilidade de assumí-los. Me sinto até mais bonita... lembrando pouco aquela menina sempre opiniosa mas muito mais insegura de 20 anos.

Hoje não me arrependo de nada que vivi... ou me arrependo menos...poderia ter feito algumas coisas de um jeito mais sutil, mais discreto...queria ter sido mais enfática e mais coerente com o que penso e acredito... mas sei que tudo isso contribuiu para o esclarecimento, para a humilde sabedoria acumulada... me conheço muito mais... e conheço as pessoas muito mais... me sinto mais mulher...

Não tenho dúvidas, hoje, de que se trata sim de uma passagem... E é claro que já tenho planos para marcá-la... prometo compartilhar com todos. Me acompanhem!!!!

Espero não ter sido irritantemente óbvia... não sou tão criativa, nem tenho o jogo de palavras das pessoas que leio diariamente e as quais admiro tanto... mas vou treinar pra melhorar... o treino começa hoje.

3 comentários:

  1. Gosto. Gosto bastante de saber que vc finalmente entrou para o clube dos que escrevem!!

    Sempre achei que, mesmo aos vinte anos, vc tinha bastante a dizer, e vou adorar recebê-la na passarela dos trinta anos, Eu e Balzac...
    Beijo e pense/escreva sempre

    ResponderExcluir
  2. Com trinta anos vou estar na minha fase mais bonita de todas... cabeça legal, e corpo recauxutado... kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã, muita criatividade as vezes tira o prazer da leitura. Tem gente que se preocupa tanto com isso que esquece o real motivo pelo qual está escrevendo. Continua assim, já está ótimo. Vou te acompanhar sempre =)

    Parabéns pela iniciativa, e assim como A. Vianna, gosto da ideia de você começar a publicar alguns de seus pensamentos que sempre admirei.

    Eduardo Lima (Pra ti pode ser Duda mesmo ¬¬)

    ResponderExcluir